terça-feira, 12 de março de 2013

Plano de curso 2013


               ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA SÃO MIGUEL 
   




                               PLANO DE CURSO



                         MATEMATICA
                 ENSINO FUNDAMENTAL




PROFESSORAS: SAIONARA DE CACIA PEROTTONI
                          ADRIANE VOLP
  





                       RUA: LA SALLE, 1824- CENTRO
                                SÃO MIGUEL DO OESTE- SC 
                                        CEP: 89900-000    




SÃO MIGUEL DO OESTE- SC -2013












OBJETIVO GERAL:

Despertar a consciência do aluno quanto a importância  dentro do contexto social, bem como a necessidade de compreender as ciências como construções  humanas, entendendo como elas se desenvolvem a fim de uma transformação da sociedade.








OBJETIVO ESPECÍFICO

. Entender e aplicar métodos e procedimentos próprios das ciências exatas.
. Identificar variáveis relevantes, análises e interpretações de resultados de processos ou experimentos científicos e tecnológicos.































CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS  -  6ª ano



1-      As quatro operações fundamentais
. Números
. Adição e subtração
. Multiplicação e divisão

2 – Potenciação

3 – Divisores e múltiplos de números naturais
   - Divisibilidade
   - Números primos
   - Decomposição em fatores primos
   - Divisores
   - MDC
   - Múltiplos
   - MMC

4 – Frações e números decimais
   - O que é?
   - Equivalência
   - Comparação

5 – Geometria e medidas
   - Noções fundamentais
   - Semi-reta
   - Segmento de reta
   - Ângulos
   - Unidades de comprimento
   - Polígonos
   - Área
   - Volume
   - Massa

















CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS -7ª ano



1 – Números inteiros e números decimais
   - Números inteiros
   - Valor absoluto
   - Números opostos ou simétricos
   - Adição
   - Subtração
   - Multiplicação
   - Divisão

2 – Potenciação e Radiciação
   - Potenciação de expoente natural
   - Potenciação de expoente negativo
   - Raiz quadrada aritmética

3 – Equações e inequações
   - Noções de álgebra
   - Equações
   - Resolução de problemas

4 – Razão

5 – Proporção

6- Grandezas proporcionais

7- Juros simples

8 – Estatística



















CONTEUDOS PROGRAMÁTICOS – 8 ª ano


1 – Números
   - N = Naturais
   -  Z = Inteiros
   - Q = Racionais
   -  I = Irracionais
   -  R = Reais

2 - Álgebra
   - Monômio
   - Polinômio
   - Produtos notáveis
   - Fatoração


3 – Ângulos

4 – Polígonos

5 – Triângulos

6 – Quadriláteros

7 – Circunferências e Círculos



























CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS – 8ª SÉRIE

1-Estatística e probabilidade

2 – Radicais
   - Recordando potências
   - Raízes
   - Relação entre potências e raízes
   - Operações com Radicais


3 – Equações
   - Equações do 2º grau incompletas
   - Equações do 2º grau completas ( Báskara)
   - Sistemas de equações

4 – Funções
   - Tabelas, fórmulas e gráficos
   -  Funções do 1º grau
   - Funções do 2º grau

5 – Semelhança

6 – Teoremas de Talles

7 – Semelhanças de triângulos

8- Relações métricas no triângulo retângulo

9 – Polígonos e circunferência

 

 


















ESTRATÉGIAS DE ENSINO

Para que os alunos alcancem os objetivos propõe-se estratégias que visam multiplicar as oportunidades para que o educando construa o conhecimento matemático e reflita sobre o conhecimento adquirido, aplicando em seu dia a dia.
- Diálogo e troca de idéias aluno-professor e vice-versa.
- Atividades de pesquisa e experimentação
- Exercícios de fixação
- Exercício extraclasse
- Jogos em sala de aula



AVALIAÇÃO


As estratégias acima propõem uma avaliação diversificada e contínua.
A avaliação pode ser dada em quase todos os momentos nos diálogos, troca de idéias, resolução de problemas, pesquisas, atividades individuais e também em provas e testes, respeitando sempre os limites de cada um.

Aspectos Quantitativos:
- Registros
- Relatórios de experimentos
- Exercícios
- Provas
- Testes

Aspectos Qualitativos:
- Responsabilidade
- Hábito de estudo
- Contribuição em sala e aula
- Pontualidade
- Cooperação
- Raciocínio Lógico
- Leitura e Interpretação
- Ouvir e comunicar-se

A média final dá-se da soma da nota qualitativa e quantitativa e dividida por dois.



              

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