ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA SÃO
MIGUEL
PLANO
DE CURSO
MATEMATICA
ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORAS:
SAIONARA DE CACIA PEROTTONI
ADRIANE VOLP
RUA: LA SALLE, 1824-
CENTRO
SÃO MIGUEL DO
OESTE- SC
CEP:
89900-000
SÃO
MIGUEL DO OESTE- SC -2013
OBJETIVO GERAL:
Despertar a consciência do aluno
quanto a importância dentro do contexto
social, bem como a necessidade de compreender as ciências como construções humanas, entendendo como elas se desenvolvem
a fim de uma transformação da sociedade.
OBJETIVO ESPECÍFICO
. Entender e aplicar métodos e
procedimentos próprios das ciências exatas.
. Identificar variáveis
relevantes, análises e interpretações de resultados de processos ou
experimentos científicos e tecnológicos.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
- 6ª ano
1-
As quatro
operações fundamentais
. Números
. Adição e subtração
. Multiplicação e divisão
2 – Potenciação
3 – Divisores e múltiplos de números naturais
- Divisibilidade
- Números primos
- Decomposição em fatores primos
- Divisores
- MDC
- Múltiplos
- MMC
4 – Frações e números decimais
- O que é?
- Equivalência
- Comparação
5 – Geometria e medidas
- Noções fundamentais
- Semi-reta
- Segmento de reta
- Ângulos
- Unidades de comprimento
- Polígonos
- Área
- Volume
- Massa
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS -7ª ano
1 – Números inteiros e números decimais
- Números inteiros
- Valor absoluto
- Números opostos ou simétricos
- Adição
- Subtração
- Multiplicação
- Divisão
2 – Potenciação e Radiciação
- Potenciação de expoente natural
- Potenciação de expoente negativo
- Raiz quadrada aritmética
3 – Equações e inequações
- Noções de álgebra
- Equações
- Resolução de problemas
4 – Razão
5 – Proporção
6- Grandezas proporcionais
7- Juros simples
8 – Estatística
CONTEUDOS PROGRAMÁTICOS – 8 ª ano
1 – Números
- N = Naturais
- Z = Inteiros
- Q = Racionais
- I = Irracionais
- R = Reais
2 - Álgebra
- Monômio
- Polinômio
- Produtos notáveis
- Fatoração
3 – Ângulos
4 – Polígonos
5 – Triângulos
6 – Quadriláteros
7 – Circunferências e Círculos
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS – 8ª SÉRIE
1-Estatística e probabilidade
2 – Radicais
- Recordando potências
- Raízes
- Relação entre potências e raízes
- Operações com Radicais
3 – Equações
- Equações do 2º grau incompletas
- Equações do 2º grau completas ( Báskara)
- Sistemas de equações
4 – Funções
- Tabelas, fórmulas e gráficos
- Funções do 1º grau
- Funções do 2º grau
5 – Semelhança
6 – Teoremas de Talles
7 – Semelhanças de triângulos
8- Relações métricas no triângulo retângulo
9 – Polígonos e circunferência
ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Para que os alunos alcancem os
objetivos propõe-se estratégias que visam multiplicar as oportunidades para que
o educando construa o conhecimento matemático e reflita sobre o conhecimento
adquirido, aplicando em seu dia a dia.
- Diálogo e troca de idéias
aluno-professor e vice-versa.
- Atividades de pesquisa e
experimentação
- Exercícios de fixação
- Exercício extraclasse
- Jogos em sala de aula
AVALIAÇÃO
As estratégias acima propõem uma
avaliação diversificada e contínua.
A avaliação pode ser dada em
quase todos os momentos nos diálogos, troca de idéias, resolução de problemas,
pesquisas, atividades individuais e também em provas e testes, respeitando
sempre os limites de cada um.
Aspectos Quantitativos:
- Registros
- Relatórios de experimentos
- Exercícios
- Provas
- Testes
Aspectos Qualitativos:
- Responsabilidade
- Hábito de estudo
- Contribuição em sala e aula
- Pontualidade
- Cooperação
- Raciocínio Lógico
- Leitura e Interpretação
- Ouvir e comunicar-se
A média final dá-se da soma da
nota qualitativa e quantitativa e dividida por dois.
Nenhum comentário:
Postar um comentário