PLANO DE
ENSINO-2013
Professora: SAIONARA
DE CACIA PEROTTONI
DANIELA GAIA MILESKI
STELAMAR CARRA MANTO
São Miguel do Oeste,
março de 2013
FINALIDADES DO ENSINO
DE CIÊNCIAS
Conforme a
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei 9.394/96) artigo 22, a finalidade do ensino de
ciências é estimular o desenvolvimento das competências e habilidades como a
criatividade, a curiosidade, o pensamento crítico, a capacidade de abstração,
de trabalhar em equipe e de aceitar críticas, de comunicar-se e de pesquisar.
OBJETIVO GERAL
Promover o conhecimento
científico como forma de interpretar o próprio ser humano o mundo em vive, suas
relações com os outros seres, as condições econômicas e sociais, em sua
realidade material que o cerca, preparando o indivíduo para a vida e seus
desafios, ou seja, para a formação da cidadania.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender que ciências não
é um conjunto de conhecimentos definitivamente estabelecidos, mas que se
modifica com o passar do tempo.
-
Compreender conceitos científicos básicos, de modo que possa entender melhor os
fenômenos, sobretudo aqueles relacionados ao cotidiano e acompanhar as
descobertas científicas divulgadas pelos meios de comunicação avaliando
aspectos éticos dessas descoberta,
exercendo sua cidadania e capacitando-os a progredir no trabalho e em estudos
posteriores.
-
Desenvolver o pensamento lógico e crítico, utilizados para resolver e
identificar problemas, formulando perguntas e hipóteses, testando e discutindo
e redigindo explicações para os fenômenos e comunicando suas conclusões aos
colegas para que estas sejam debatidas.
-
Identificar as relações e interdependências entre todos os seres vivos da mesma
espécie ou não, e demais elementos do ambiente avaliando como o equilíbrio
dessas relações é importante para a continuidade da vida em nosso planeta.
- Aplicar
os conhecimentos adquiridos de forma responsável de modo a contribuir para a
melhoria das condições ambientais, da saúde e das condições gerais da
sociedade.
-Conhecer
melhor o próprio corpo, valorizando hábitos e atitudes que contribuam para
saúde individual e coletiva.
- Permitir ao aluno associação
de conceitos, leis e relações utilizando os conhecimentos físicos e
aprofundando consequentemente os conhecimentos sobre a natureza.
-
Contribuir para a formação integral do aluno tornando-o um ser crítico,
participativo, justo, social, responsável e consciente de suas obrigações e
seus direitos.
-
Desenvolver o raciocínio lógico favorecendo o aprendizado de outras
disciplinas.
- Estimular
a criatividade e a curiosidade dos alunos para que possam reelaborar e
transferir os conhecimentos adquiridos para novas situações propostas ou
criadas por ele mesmo.
-
Desenvolver no aluno hábitos de estudos, rigor, precisão, ordem, clareza, cooperação
e uso correto da linguagem.
- Estimular
o aluno a ampliar seus conhecimentos científicos por meio de leitoa de textos,
jornais, revistas, livros e enciclopédias, pesquisas consultadas na internet a
profissionais no mercado de trabalho.
-
Possibilitar ao aluno o uso de diversos recursos de aprendizagem.
-
Desenvolver no aluno a capacidade de classificar, seriar, relacionar, reunir,
representar, analisar, conceituar, deduzir, provar e julgar.
- Promover
a alfabetização cientifica e tecnológica através de método cientifico
observando o método: elaboração de hipóteses coleta de dados, experimentação,
interpretação e conclusão.
-
Proporcionar ao aluno crescimento intelectual e emocional, dentro do possível.
CONTEÚDOS
6ªano:
Sexualidade, valores, relacionamento,
higiene, afetividade, adolescência.
Alimentação saudável.
Universo, Big-Bang, teorias de origem da
Terra (hipóteses), camadas atmosféricas.
Ecossistema.
Fatores bióticos e abióticos.
Ar (composição, poluição, e doenças).
Solo (composição, poluição e doenças).
Água (composição, poluição, tratamento,
propriedades, e doenças)
Meio ambiente (poluição, preservação e
doenças)
Lixo (equilíbrio e desequilíbrio)
As Plantas: Noções de classificação,
diversidade, partes, funções vitais (fotossíntese e respiração), relação doas
vegetais com os outros seres, equilíbrio ecológico, adaptações, associações,
classificações especificas (algas e briófitas, pteridófitas, gimnospermas e
angiospermas).
Os vegetais e o ser humano ( alimentação,
medicina...)
Reconhecendo um ser vivo
(características).
A célula, tecidos, órgãos e sistemas.
Evolução dos seres vivos.
Origem da vida.
Biodiversidade na Terra (conceito e
evolução).
Reinos: Monera, Fungos, Protistas, Animal
e Vegetal (noções gerais:
características, doenças e
importância).
Reino
dos Animais
Características gerais (invertebrados e
vertebrados)
Filos (poríferos, celenterados,
platelmintos, nematelmintos, anelídeos,
moluscos, artrópode, equinodermos e os cordados).
Meio ambiente e conceitos de: habitat,
nicho, ecológico, cadeia e teia
alimentar, produtores e consumidores e decomposição.
7ª ano:
Origem do ser humano (evolução).
Características gerais dos seres vivos.
Célula (componentes celulares, forma e funções).
Tecidos (tipos e funções)
Sistemas: Nervoso, Glandular (coordenação, drogas e doenças), Reprodutor
(hereditariedade,
fecundação, órgãos DST, adolescência, sexualidade, inseminação
artificial,
genoma, clonagem, homossexualismo, bissexualimo, heteroxessualismo,
câncer,
aborto), digestório alimentos, alimentação balanceada, transgênicos,
dentes,cáries,intoxicações alimentares),circulatório (vasos sanguíneos, sangue,
grupos, linfa e doenças), respiratório (órgãos, doenças,alergias e drogas),
excretor (excreção e doenças), locomotor (esqueleto e músculos, cuidados,
deformações e doenças).
Órgãos dos
sentidos.
8ª ano:
Conceitos de Química e Física.
A matéria e suas transformações.
Estados físicos e propriedades da matéria.
Calor e energia.
Elementos Químicos (classificação e onde
são encontrados)
Condições climáticas (pressão, temperatura
e umidade).
Efeito estufa e camada de ozônio.
Circulação dos elementos no meio ambiente
(ciclos biogeoquímicos: C, CO, N2O, Ca, CO2).
Importâncias dos materiais citados e
aplicações industriais.
Misturas e combinações (ferrugem,
combustão, corrosão)
Funções Químicas.
Mecânica
Movimento (ponto referencial, posição e deslocamento)
Força e Trabalho
Energia (tipos)
Noções de: eletricidade, magnetismo,
ondulatória....
Ciência e tecnologia.
OBS: Em todas as
turmas serão trabalhados os temas transversais (sempre que se fizer
necessário), primeiros socorros, higiene, bons modos e maneiras, reciclagem do
lixo, civilidade, paz, preservação dos recursos naturais, antitabagismo,
sexualidade o ano todo, também sempre que fizer necessário e ainda os
projetores e atividades de aprendizagem desenvolvidas pela escola ( MEIO AMBIENTE,JORNAL NA ESCOLA, AFRICANIDADE,
EDUCAÇÃO FISCAL, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DANÇA, TEATRO, ORATÓRIA E POESIA) serão
trabalhados conforme orientação da equipe pedagógica.
METODOLOGIA
O ensino de ciências
constitui-se num processo de alfabetização científica e tecnológica através do
método científico: Tema problematizado: elaboração de hipóteses, coleta de
dados, experimentação e conclusão. Dessa forma o aluno estabelece conexões com
os fenômenos naturais, sócio-culturais e assim realizar uma leitura mais
elaborada do contexto em que vive.
O ponto de
partida para o desenvolvimento das atividades de aprendizagem serão os
conhecimento que o alunos já tem sobre o assunto.
Questionamentos
diálogos e problematizações e ainda dinâmicas de grupo.
Poderão se
desenvolvidos projetos de investigações junto à comunidade (individuais ou
coletivos), debates sobre assuntos pesquisados, construções de modelos e
utilização de recursos didáticos como: livro didático, jornais, revistas,
laboratório improvisado, material de sucata, fita de vídeo, folha mimeografadas
ou copiadas, mapas (anatomia, fisiologia e ecologia), microscópio e episcópio e
eventualmente retro-projetor.
Saídas a campos e visitas também poderão
ocorrer.
Seminários e debates.
Uso da
sala de informática (obtenção de dados e consultas)
Experimento com registros que poderão ser
descritivos ou em forma de relatórios.
AVALIAÇÃO
Terá função diagnóstica.
Os instrumentos a serem
utilizados serão: observação e registro.
Será feita continua e comutativa
levando em conta os seguintes aspectos:
1)Quantitativos (registros, relatórios, provas, testes,
trabalhos e exercícios em sala).
2)Quantitativos (responsabilidade, hábito de estudo,
contribuições em aula, pontualidade, cooperação, raciocínio lógico, leitura e
interpretação, ouvir e comunicar...).
Sendo que
será somada a nota dos aspectos qualitativos com a nota dos aspectos
quantitativos e divididos por dois.
OBS: O plano é
flexível podendo ser modificado se necessário durante o ano letivo.
Recuperação paralela: Será feita conforme orientação
da equipe pedagógica e itens do projeto político da escola.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
PROPOSTA CURRICULAR
de Santa Catarina, 1998
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